Home Destaques Galeria Lava Pés está de portas abertas com exposição “Entre Formas e Cores”
Galeria Lava Pés está de portas abertas com exposição “Entre Formas e Cores”

Galeria Lava Pés está de portas abertas com exposição “Entre Formas e Cores”

0
0

Depois da reinauguração do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, em fevereiro, Secel lança primeira exposição da Galeria Lava Pés, que segue até abril, com entrada franca.

Protásio de Morais | Secom MT

Frequentada por artistas, gestores da cultura e admiradores das artes visuais, a Galeria Lava Pés lançou, na noite desta quarta-feira (27), sua Temporada 2019. Esta primeira exposição coletiva reúne trabalhos de seis grandes pintores e escultores da nova e de outras gerações de artistas mato-grossenses. “Entre Formas e Cores” segue em cartaz até dia 19 de abril, sempre de segunda-feira à sexta-feira, com entrada franca.

Localizada no piso térreo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a Galeria Lava Pés é um equipamento público do Governo do Estado dedicado às artes visuais. Para o secretário Allan Kardec, lançar uma nova temporada de exposições é mais uma conquista da cultura nesse início de gestão.

“Estamos felizes com essa retomada da Galeria Lava Pés, numa sequência muito interessante de reaberturas dos nossos espaços culturais. Começamos com o Museu de Arte Sacra – reinaugurado no início de fevereiro -, agora lançamos a nova temporada da Galeria Lava Pés e em março inauguraremos a nova Reserva Técnica do Museu de História Natural Casa Dom Aquino”.

Ele explica que a ideia é que ainda no primeiro semestre de 2019 todos os nossos museus estejam de portas abertas. “Há muitos planos para utilizar esses espaços da maneira mais inteligente possível. E mantê-los abertos é uma determinação do governador”, adianta Allan Kardec.

Com obras de Rosylene Pinto, Janderson Cavalcante, Benedito Silva, José Pereira, Rimaro e Osiris Paulo, “Entre Formas e Cores” é o início de um novo e importante ciclo de exposições na Galeria Lava Pés, de acordo com Osiris Paulo, que acabou de expor suas telas em Paris, na França.

“Nós artistas precisamos de galerias, museus e iniciativas como esta para podermos mostrar nossos trabalhos. É importante levar à população mato-grossense a informação de que também temos arte de qualidade. Se não tiver lugar para expor, não tem como mostrar nossos trabalhos e nós seremos esquecidos. É uma equação simples: valorização das nossas tradições e cultura. Essencial”, alerta Osiris.

Para o curador da exposição, o superintendente de patrimônio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Vicente Paulo, a diversidade de linguagens e riqueza da nossa cultura define bem as artes visuais em Mato Grosso.

“Temos tantos artistas importantes, reconhecidos internacionalmente, inclusive, e não por acaso. Valorizar nossa riqueza cultural e artística é uma obrigação. É importante para a comunidade, para os artistas, por isso a importância de fomentar, motivar e estimular. A Galeria Lava Pés é um espaço a mais que a sociedade tem para visitação, interação com a cultura e reconhecimento da própria identidade”, conclui.

Serviço

Exposição “Entre Formas e Cores

Data: até dia 19/04

Horário: 8h às 18h

Quem pode participar: Livre para todas as idades/Entrada franca

Local: A Galeria de Artes Lava Pés, localizada na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés) nº 510, bairro Duque de Caxias, em Cuiabá.

Faça um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *