Home Cidade e Cotidiano Qualifica 300 será destaque em evento que conta com palestra de Maria da Penha
Qualifica 300 será destaque em evento que conta com palestra de Maria da Penha

Qualifica 300 será destaque em evento que conta com palestra de Maria da Penha

0
0

“Colóquio dos 13 anos de Maria da Penha” será realizado nesta sexta-feira (09), no teatro Zulmira Canavarros.

RUAN CUNHA

O programa Qualifica Cuiabá 300 anos será destaque no evento promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que celebra os 13 anos da Lei Maria da Penha. Intitulado como o “Colóquio dos 13 anos de Maria da Penha”, o circuito de palestras acontece nesta sexta-feira (09), a partir das 9h, no Teatro Zulmira Canavarros e conta com a presença da própria Maria da Penha.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, terá assento no dispositivo principal em funcão de ser idealizadora do programa que leva cursos de qualificação profissional gratuito como a principal ação municipal no combate à violência doméstica.

“Nós temos dados que comprovam que desde a criação do Qualifica 300, a violência doméstica diminuiu na Capital, segundo o própria Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Então, eu vejo a importância de todas as instituições estarem unidas para discutir o combate da violência doméstica, cada qual com suas ações, porém que somam em um corrente para combatermos essa questão”, elencou Márcia Pinheiro.

O Qualifica 300, popularmente conhecido, tem sido destaque nacional de política pública de combate à violência contra mulher. A primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora do projeto, tem levado os resultados e as diretrizes do projeto em eventos de expressão nacional no intuito de apresentar como modelo de solução para amenizar os casos de violência doméstica.

“Discutimos em Brasília, recentemente, a violência doméstica e vimos que 6 a cada 10 mulheres vítimas de violência dependem financeiramente de seus maridos e nisso vem o nosso projeto que oferece capacitação em inúmeras áreas para que elas possam ser independentes financeiramente e não se sujeitarem a determinadas situações como violência verbal, psicológica, física, em casos extremos chegando até o feminicídio”, destacou.

O evento terá stand com alunas já formadas do Qualifica 300, que possuem empreendimentos de sucesso, após a pouco mais de 1 ano do término do cursos. Os cases de sucesso do programa são acompanhados pelos Centros de Referência em Assistência Social. O “Colóquio dos 13 anos de Maria da Penha” começa às 9h com abertura e segue com palestras proferidas por especialistas sobre o tema. A palestra com Maria da Penha será às 17h.

Faça um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *